Até certo tempo atras, no que se tratava de tapeçaria automotiva, a escolha era certa – o melhor tipo de revestimento era o de couro natural. Porém com o passar do tempo, a evolução da indústria trouxe matérias-primas excelentes, chegando muito próximo aos benefícios do couro natural.
Pensando nisso, o mercado aderiu outros tipos de materias e expandiu o mercado, aumentando as opções dos clientes. Assim, vamos analisar alguns tipos de materiais fornecidos e quais suas diferenças.
Tipos de couro e suas diferenças
Couro natural – o couro natural se diferencia de qualquer fibra sintética com sua imponência. Além disso, ele ainda é uma opção muito elegante que traz fineza nos acabamentos que são únicos.
Revestimento sintético – hoje em dia, se tratando de qualidade, podemos afirmar que esse tipo de material se aproxima muito do natural, levando em conta sua durabilidade. Ele é um produto de laminado de materiais e na maioria dos casos são derivados do petróleo. Se tratando de tapeçaria automotiva, o PU (coberturas de poliuretano) é o mais utilizado. Ela é tão bem desenvolvida que se aproxima facilmente do couro natural.
Porém, diferente do natural, o sintético traz mais variações, com diferentes texturas e cores.
Couro ecológico – esse tipo de couro vem como opção por ser mais sustentável do que o couro natural, por exemplo. Apesar disso, esse material é feito a partir do couro natural, mas não são utilizados materiais para o tratamento e sim produtos de base vegetal, que consomem menos água, trazendo assim, um processo mais limpo e com menos impacto para o meio ambiente.
Assim sendo, podemos sim, considerar o couro ecológico como couro natural, porém o que muda é o processo de industrialização.
Qual devo escolher?
A maioria dos clientes gostariam de escolher o couro natural, mas hoje em dia a qualidade dos materiais sintéticos tem trazido experiencia similar com um custo-benefício melhor.
O revestimento sintético tem ganhado espaço no mercado e seu aumento de qualidade dá aos clientes mais opções na hora de escolher qual o melhor material para o seu carro.
Então, você já sabe o que escolher? Não fique com dúvidas, siga essas dicas escolha o melhor revestimento para o seu carro.